FETAEMA realiza o III Módulo da IX Turma Estadual da ENFOC – MA

A FETAEMA realizou III Módulo da IX Turma Estadual da ENFOC – MA, de 4 a 8 de julho, em sua sede em São José de Ribamar. As atividades foram concluídas com a transformatura dos educandos e educandas. A turma recebeu o nome de Angela Silva, atual presidenta da entidade.

Na primeiro dia, os presentes passaram pelo “corredor de cuidados”, assumindo o compromisso de cuidar uns dos outros. Também houve acolhida dos diretores da FETAEMA, resgatando o sentimento de participação da IX Turma, as experiências de aprendizados e a evolução enquanto ser humano, comprometido com a luta sindical.

Já na terça-feira, dia 5 de julho, os educandos construíram de forma coletiva o retrato da realidade do campo maranhense, a existência da vida e da luta dos agricultores familiares, espalhadas pelas 10 regionais da Federação. O assessor jurídico da FETAEMA, Diogo Cabral, participou da atividade e fez uma reflexão do avanço do desmatamento, violência ambiental, social e econômica provocada pelo capitalismo rural e financeiro.

Na quarta-feira, 6 de julho, houve discussões sobre o avanço da fome no país. Shirley Bruzaca da Rede de Cidadania de Combate à Fome, explanou dados estatísticos do crescimento da fome, desde o golpe contra a presidente Dilma Rousself e o processo pandêmico da Covid-19. No turno da tarde, o pré-candidato a deputado estadual Chico Miguel, o secretário de Juventude da Federação, Geová Goes e a secretária de Políticas Públicas, Nilvane Santos, promoveram uma roda de conversa sobre o PADRSS. Reflexão que a luta sindical promove melhorias da qualidade de vida no campo. A noite o boi “Brilho da Juventude” de Paço do Lumiar fez uma linda apresentação na sede da FETAEMA.

Na quinta-feira, dia 7 de julho, foi realizado as oficinas “Educação do Campo”, “Economia Solidária”, “Saúde integral dos povos do campo, das florestas e das águas” e “Agroecologia”. Todas as temáticas das oficinas são fundamentais para o fortalecimento das estratégias do PADRSS – Projeto Alternativo de desenvolvimento Rural, sustentável e Solidário. Como resultado das oficinas, os educandos assumiram o compromisso de multiplicar as experiências vividas durante o processo de formação nas oficinas.

No turno da noite aconteceu transformatura da IX TURMA ESTADUAL DA ENFOC – MA. Evento com muita festa, confraternização e alegria pela vitória da formação dos novos educadores e educadoras populares.
No encerramento das atividades, na sexta-feira, dia 8 de julho, os educandos e educandas fizeram cartas sobre o aprendizado conquistado e sobre as mudanças que aconteceram em suas vidas. Muita alegria, choro e emoções declaradas aos familiares, companheiros e companheiras. Em seguida, a turma assumiu o compromisso de educadores populares da Rede Estadual de Educadores do Maranhão.

“É uma turma de lideranças jovens que saíram da turma ainda mais empoderados”, disse Jonilson Amarante, secretário de Formação e Organização da FETAEMA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.