Alto Alegre do Maranhão! Estado atua contra desmatamento ilegal

Forças de segurança pública do Maranhão realizaram ontem (18/10) operação contra desmatamento ilegal na zona rural de Alto Alegre do Maranhão.

A ação foi feita por uma equipe multidisciplinar, formada pela Polícia Civil (SPCI e 16ª Delegacia Regional de Bacabal), Polícia Militar Ambiental, com apoio da equipe de fiscalização da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA).

Essa equipe flagrou um desmatamento ilegal, que estava ocorrendo no interior de uma propriedade situada na localidade Marmorana, zona rural do município de Alto Alegre do Maranhão.

Foi constatado o desmatamento de aproximadamente 73 hectares de mata nativa e secundária, além de palmeiras de babaçus (que são protegidas por lei), sem que o proprietário da terra possuísse a devida licença de autorização de supressão vegetal.

No local foram apreendidos dois tratores equipados com lâminas para devastação ambiental.

A ação policial envolveu membros da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP), Secretaria de Estado da Segurança Pública e moradores da comunidade Mamorana e Bora Hora – que reivindicam a área para fins de reforma agrária.

Os moradores denunciaram ameaças, disparos de armas de fogo e o desmatamento que estava ocorrendo no interior da propriedade em disputa.

O suposto proprietário da área foi conduzido à delegacia e autuado em flagrante delito pelos crimes ambientais, estabelecida a fiança no valor de R$ 30.000,00 (trinta mil reais). Ele pagou a fiança e foi liberto.

Na mesma ocasião, a SEMA lavrou contra o investigado o auto de infração no valor de R$ 371.000,00 (trezentos e setenta e um mil reais) em decorrência das infrações administrativas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.