
A FETAEMA esteve em audiência com o vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, para tratar do conflito e violência por terra que têm acontecido e afetado a comunidade de Baixão dos Rochas, no município de São Benedito do Rio Preto.
A entidade já realizou diversas denúncias e o caso ganhou repercussão a nível nacional.
A reunião aconteceu no gabinete do vice, na segunda-feira, 27 de março, e contou com a presença de moradores da comunidade, representantes da Diocese do município de Brejo, de Secretarias do governo maranhense, Defensoria Pública e ITERMA.
Representando a Federação, participaram a secretária-geral, Rosmari Malheiros, a secretária de Políticas Sociais, Nilvane dos Santos, a secretária de Mulher, Gersina Vieira, e o secretário de Administração e Finanças, Chico Miguel. Além dos assessores Miguel Henrique, Luciane Ferreira e Cristina Alves.
Um dos encaminhamentos propostos foi a criação de um grupo de trabalho com o objetivo de se antecipar a esse tipo de caso, como ocorreu na comunidade de Baixão dos Rochas.
Para a secretária-geral, Rosmari Malheiros, a reunião foi de extrema importância, pois a FETAEMA teve a oportunidade de dialogar com várias Secretarias de Estado do governo do Maranhão.
“Foi muito significativo ver que o governo maranhense não está alheio ao que está acontecendo no campo”, disse ela. “Assim como também foi bom falar sobre nossos sentimentos em relação aos conflitos no Maranhão, principalmente sobre o avanço do agronegócio no estado”, afirmou a diretora.
A audiência teve a participação do secretário de Estado da Agricultura Familiar, Bira do Pindaré, da secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha, da secretária de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Lília Raquel e do secretário de Estado do Meio Ambiente, Pedro Chagas.