Lançado o Projeto Amazônico de Gestão Sustentável (PAGES)

“Se efetivado como está proposto, o PAGES irá potencializar a organização da agricultura familiar (…)”

Com a presença da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (FETAEMA) foi lançado nesta terça-feira (16 de maio de 2023), o Projeto Amazônico de Gestão Sustentável (PAGES), que tem o propósito de trabalhar de forma alinhada a preservação ambiental e o fomento da produção de agricultores e agricultoras familiares e de povos tradicionais, em especial, dos indígenas.

“Se efetivado como está proposto, o PAGES irá potencializar a organização da agricultura familiar, com desenvolvimento social e econômico, em harmonia com o meio ambiente e a produção sustentável, sendo inclusive estratégico para combater as queimadas, o desmatamento – o comércio ilegal de madeira e os impactos da mineração em nossos territórios”, destacou a secretária de Política Agrícola da FETAEMA, Ligia Daiana.

Vale destacar que o PAGES também deve minimizar a situação de pobreza no estado, alcançado diretamente 37 municípios, além das 5 terras indígenas maranhenses, nas regiões da Amazônia Maranhense, do Gurupi Maranhense e do Pindaré, abrangendo uma área de 58.755 Km².

Ao todo serão beneficiadas 80 mil pessoas da área rural, sendo 50% de mulheres, 25% de jovens e 15% de comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas, quebradeiras de coco babaçu, entre outras).

Fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), o PAGES terá investimento de 37 milhões de dólares.

“O PAGES tem uma proposta que interessa imensamente a todos que trabalham com a agricultura familiar, pois, em sua estrutura, demonstra a finalidade de atender uma categoria que precisa do apoio governamental. Que o PAGES chegue aos beneficiários(as) e alcance os seus objetivos”, concluiu a secretária da FETAEMA