FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DO MARANHÃO

logotipo-fetaema

Organização Sindical! FETAEMA e CONTAG realizam a 2ª etapa das Oficinas de Base

Oficinas de Base com as Regionais Médio Sertão e Sul

 

A FETAEMA, CONTAG e STTR’s, com apoio do SENAR, realizaram a 2ª etapa das Oficinas de Base – Planejamento para Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. As Regionais Baixada Oriental, Baixo Parnaíba, Médio Sertão e Sul participaram das atividades, que aconteceram de 6 a 10 de fevereiro, em São Luís.

A diretoria da Federação e da Confederação, dirigentes sindicais e coordenadores trataram sobre compromissos comuns que fortalecem a ação e a prática sindical como a agricultura familiar, meio ambiente, reforma agrária, dentre outros. 

As discussões focaram no fortalecimento do MSTTR, e no protagonismo das lideranças e dirigentes sindicais, para potencializar o trabalho de base. 

A presidenta Angela Silva destacou a necessidade de discutir a política partidária, na atuação de agentes públicos na construção de políticas públicas municipais, estaduais e federais para a agricultura familiar.

“Temos de valorizar e trabalhar juntos aos nossos agricultores (as) familiares para fortalecer as entidades sindicais”, afirmou.

Oficinas de Base com as Regionais Baixada Oriental e Baixo Parnaíba

O diretor da CONTAG, Alair dos Santos, disse que foi fundamental a discussão sobre diversas áreas de atuação do movimento sindical. 

Durante as oficinas ele também apontou os desafios da reestruturação do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar – MDA, para atender diretamente a agricultura familiar. 

O debate foi muito proveitoso”, disse ele. “Os participantes são pessoas com muita experiência no movimento sindical. E avaliaram o que é necessário aperfeiçoar”, destacou.

Além da diretoria da CONTAG, representada por Alair dos Santos, o assessor de Políticas Sociais da Confederação, Antônio Lacerda, também participou das Oficinas de Base.

O vice-governador, Felipe Camarão, também esteve presente e escutou os trabalhadores(as) rurais sobre as violências que têm ocorrido no campo maranhense. Ele disse que o diálogo foi muito positivo.

“A paz no campo envolve ações relativas à regularização fundiária, a educação no campo, a sustentabilidade ambiental e a compatibilização entre o agronegócio e agricultura familiar. Que é um compromisso do governo estadual”, enfatizou.

Além disso,  o vice também assumiu o compromisso do governo do Maranhão na mobilização para o 4º Festival Nacional da Juventude Rural e a 7ª Marcha das Margaridas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *