Semeando resistência e cultivando um mundo novo

O 12 de agosto é o Dia Internacional e Nacional da Juventude. A data foi estabelecida por meio da resolução 54/120, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999. E foi instituída como consequência da Conferência Mundial dos Ministros Responsáveis pelos Jovens, em Lisboa, Portugal.

No Brasil, de acordo com o Decreto de Lei nº 10.515, de 11 de julho de 2002, o Dia Nacional da Juventude também é comemorado em 12 de agosto.

A comemoração tem por objetivo mobilizar a sociedade para os problemas enfrentados pela juventude e em especial a rural.

A categoria foi uma das mais atingidas pelos cortes orçamentários, consequentes da Emenda Constitucional 95/2016, que têm esvaziado políticas públicas importantes para a agricultura familiar.

Também dificultou políticas de educação do campo, ensino superior, comercialização da produção, acesso à terra, assistência técnica e extensão rural e outras políticas fundamentais para a permanência digna no campo, como cultura, esporte, lazer e trabalho. 

Nesta data, a FETAEMA convida o MSTTR a semear resistência e cultivar um mundo novo. Este é o tema do 4º Festival Nacional da Juventude Rural, que acontecerá em abril de 2023.

O Festival da Juventude Rural é uma ação política de mobilização, formação e empoderamento dos jovens trabalhadores(as).

O evento será promovido pela CONTAG e pretende destacar o protagonismo da juventude no projeto de desenvolvimento rural. Além de valorizar a agricultura familiar, para fomentar a soberania alimentar e condições dignas de vida e de trabalho no campo, com sustentabilidade e solidariedade.

Para o secretário de Juventude da FETAEMA, Geová Goes, a data é importante pois é um dia de mobilização e de luta da juventude pela garantia dos seus direitos. “E esses direitos estão sendo negados ao longo desses anos do governo do Bolsonaro”, disse ele. O secretário também convida toda a juventude para a construção do 4º Festival Nacional da Juventude Rural.