Semeando resistência e cultivando um mundo novo

O 12 de agosto √© o Dia Internacional e Nacional da Juventude. A data foi estabelecida por meio da resolu√ß√£o 54/120, por iniciativa da Organiza√ß√£o das Na√ß√Ķes Unidas (ONU), em 1999. E foi institu√≠da como consequ√™ncia da Confer√™ncia Mundial dos Ministros Respons√°veis pelos Jovens, em Lisboa, Portugal.

No Brasil, de acordo com o Decreto de Lei n¬ļ 10.515, de 11 de julho de 2002, o Dia Nacional da Juventude tamb√©m √© comemorado em 12 de agosto.

A comemoração tem por objetivo mobilizar a sociedade para os problemas enfrentados pela juventude e em especial a rural.

A categoria foi uma das mais atingidas pelos cortes or√ßament√°rios, consequentes da Emenda Constitucional 95/2016, que t√™m esvaziado pol√≠ticas p√ļblicas importantes para a agricultura familiar.

Também dificultou políticas de educação do campo, ensino superior, comercialização da produção, acesso à terra, assistência técnica e extensão rural e outras políticas fundamentais para a permanência digna no campo, como cultura, esporte, lazer e trabalho. 

Nesta data, a FETAEMA convida o MSTTR a semear resist√™ncia e cultivar um mundo novo. Este √© o tema do 4¬ļ Festival Nacional da Juventude Rural, que acontecer√° em abril de 2023.

O Festival da Juventude Rural é uma ação política de mobilização, formação e empoderamento dos jovens trabalhadores(as).

O evento ser√° promovido pela CONTAG e pretende destacar o protagonismo da juventude no projeto de desenvolvimento rural. Al√©m de valorizar a agricultura familiar, para fomentar a soberania alimentar e condi√ß√Ķes dignas de vida e de trabalho no campo, com sustentabilidade e solidariedade.

Para o secret√°rio de Juventude da FETAEMA, Geov√° Goes, a data √© importante pois √© um dia de mobiliza√ß√£o e de luta da juventude pela garantia dos seus direitos. ‚ÄúE esses direitos est√£o sendo negados ao longo desses anos do governo do Bolsonaro‚ÄĚ, disse ele. O secret√°rio tamb√©m convida toda a juventude para a constru√ß√£o do 4¬ļ Festival Nacional da Juventude Rural.