Sobre nós

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras do Estado do Maranhão – FETAEMA, compõe o Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) que está estruturado em entidades no âmbito nacional (CONTAG), estadual (FETAGs – no Maranhão a FETAEMA) e municipal (Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais).

Constituída no ano de 1972, no dia 2 de abril, a FETAEMA surge no período do regime da ditadura militar, época em que os movimentos sociais e de trabalhadores(as) do campo e da cidade eram violentamente reprimidos pelo estado brasileiro.

Desde então, a Federação tem um papel destacado nos grandes debates em nível estadual e nacional sobre agricultura familiar, previdência social, assalariados(as) rurais, conflitos agrários, dentre muitos outros. Hoje, a FETAEMA é composta por 215 Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e conta com mais de 4.000 delegacias sindicais.
Os desafios que se impõem ao povo do campo são muitos, particularmente quando testemunhamos o modelo de desenvolvimento conservador e concentrador de terra que toma conta do espaço rural maranhense.
 

A estrutura organizativa da FETAEMA tem a finalidade de potencializar a luta sindical a partir da implementação das políticas estruturantes do Projeto de Desenvolvimento Sustentável e Solidário (PADRSS).

Assim, os espaços de reivindicações criados pela FETAEMA e por todo o MSTTR, ao longo do PADRSS, como o Grito da Terra Maranhão, Marcha das Margaridas e Festival da Juventude são fundamentais no processo de disputa de projetos políticos de desenvolvimento.

Frentes de Luta

Para consolidar a sua luta permanente contra o modelo de desenvolvimento excludente, concentrador de rendas e de riquezas, a FETAEMA vem mobilizando a classe trabalhadora rural maranhense para consolidar o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Sustentável e Solidário, priorizando as seguintes frentes de luta:

Diretoria