POR CONQUISTAS PARA AS MULHERES RURAIS, O MARANHÃO LEVA À 7ª MARCHA DAS MARGARIDAS, A MAIOR DELEGAÇÃO DO BRASIL!

No próximo domingo (13) de agosto, saem do Maranhão mais de 80 ônibus com cerca de 3,5 mil mulheres rurais para participar da 7ª edição da Marcha das Margaridas, nos dias 15 e 16 de agosto de 2023, em Brasília|DF, com o lema: Margaridas em Marcha pela Reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver! “Será um grande momento onde reivindicaremos por programas, políticas públicas e leis específicas que atendam as mulheres do campo, da floresta e das águas. Esperamos que a nossa pauta seja atendida pelo Governo Federal e o Congresso Nacional”, frisa a secretária de Mulheres da FETAEMA e presidenta do Conselho Estadual da Mulher (CEM), Gersina Marques.

No Maranhão, a ação é coordenada pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (FETAEMA) e 215 Sindicatos filiados, com o apoio de organizações parceiras.

Realizada desde o ano 2000, a Marcha das Margaridas é uma ampla ação estratégica das mulheres do campo, da floresta e das águas, promovida pela CONTAG, FETAEMA|Federações e Sindicatos com o apoio de organizações que articulam e mobilizam mulheres em torno de reivindicações de programas e políticas públicas estruturantes, e até medidas e ações pontuais que em seu conjunto respondem ao enfrentamento das principais questões que desafiam o Brasil, como o combate à fome, o acirramento da desigualdade, a crise ambiental e a violência.

O nome Marcha das Margaridas é uma homenagem à líder sindicalista Margarida Maria Alves, assassinada em 1983, em Alagoa Grande|PB, porque lutava pelos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores rurais.