Mês da Pessoa Idosa! Sindicatos promovem ações em combate a violência a idosos e idosas rurais

 

A FETAEMA, por meio de sua Secretaria de Políticas Sociais, Terceira Idade e Idosos e Idosas Rurais, realizou em outubro, uma série de atividades, como a campanha Mês da Pessoa Idosa

As ações foram desenvolvidas com a temática Viver Sem Violência que ocorreram nos STTRs das dez Regionais.

A campanha foi construída em alusão a 1º de Outubro é o Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade. 

A data lembra a aprovação da Lei nº 10.741 (Estatuto do Idoso), que prevê garantias a todas as oportunidades e facilidades para a pessoa idosa. 

Além disso também assegura a preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.

A temática da campanha do Mês da Pessoa Idosa da FETAEMA considera como a violência contra a pessoa idosa aumentou 300% na pandemia, sendo a maior população do grupo de risco à Covid-19.

 A categoria também é a principal vítima do desprezo do governo à ciência e às recomendações de especialistas no combate à pandemia.

Neste contexto, o governo federal, com a justificativa de  “aquecer a economia”, recorreu ao aumento da margem nos empréstimos consignados a partir da Medida Provisória 1006/2020. 

No entanto, há o ponto negativo das formas abusivas de instituições financeiras e indevidas, já conhecidas como golpes realizados por terceiros. 

O Mês da Pessoa Idosa teve como finalidade a sensibilização sobre a prevenção e conscientização da violência contra a pessoa idosa; a contribuição para que os idosos e idosas tenham participação efetiva nas atividades do MSTTR/MA e a promoção do bem-estar e cuidado. 

Dentre as atividades, os STTRs realizaram ações desenvolvidas por profissionais de saúde e rodas de conversas sobre direitos da Pessoa Idosa e Combate à Violência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.