(Estamos atualizando as informações)
Lançado nesta quarta-feira (28 de junho de 2023), o Plano Safra da Agricultura Familiar 2023/2024, contará com o maior investimento já feito na história, totalizando R$ 71,6 bilhões para fortalecer o setor. O valor poderá alcançar R$ 77,7 bilhões através das compras públicas, assistência técnica e extensão rural, bem como nas ações da Política de Garantia de Preços Mínimo para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), Garantia-Safra e Proagro Mais.
Jurus
Redução da taxa de 5% para 4% ao ano para quem produz arroz, feijão, feijão-caupi, mandioca, trigo, amendoim, alho, tomate, cebola, inhame, cará, batata-doce, batata-inglesa, abacaxi, banana, açaí cultivado, cacau cultivado, laranja, tangerina, olerícolas, ervas medicinais e aromáticas.
Reforma Agrária
O presidente Lula assinou decreto que reajusta em 220% nos valores das modalidades do crédito na instalação do Programa Nacional de Reforma Agrária.
O secretário de Finanças e Administração da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (FETAEMA), Chico Miguel, esteve presente no lançamento e destaca a importância do lançamento do Plano Safra para o fortalecimento da agricultura familiar no Maranhão. “Com esse investimento acreditamos enquanto FETAEMA que os(as) agricultores e agricultoras familiares maranhenses poderão acessar linhas de crédito e assim ter condições para aumentar a produção e comercialização de alimentos saudáveis e diversos”, disse.
Vale destacar que das medidas anunciadas, muitas beneficiam diretamente famílias de baixa renda, mulheres, jovens e povos e comunidades tradicionais.
“As informações compartilhadas anteriormente pelo presidente Lula, confirmam o seu compromisso de campanha, onde afirmou por várias vezes a importância da Agricultura Familiar, enquanto setor estratégico para combater à fome no Brasil”, pontua o secretário de Finanças e Administração da FETAEMA, Chico Miguel.
O Plano Safra da Agricultura Familiar 2023|2024 foi lançado pelo presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva e o Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e começará em 1º de julho e indo até o fim de junho de 2024. O volume é 34% superior ao anunciado na safra passada e o maior já anunciado pelo Governo Federal.
A FETAEMA e demais Federações filiadas à CONTAG prestigiaram o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2023/2024.
Assista a Transmissão do lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar AQUI
Na terça-feira (27), em nome da FETAEMA, Chico Miguel também participou da cerimônia de reposta do Governo Federal à pauta do Grito da Terra Brasil (GTB 2023).