O livro “Conflitos e Lutas dos Trabalhadores Rurais no Maranhão – Ano 2021” pode ser acessado aqui, no site da Federação, no link https://fetaema.com/wp-content/uploads/2023/03/Livro%20FETAEMA%202.pdf
A FETAEMA, Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultoras e Agricultores Familiares, disponibilizou a versão digital do trabalho, o PDF do livro.
A obra foi organizada pelo advogado e assessor jurídico da Federação, Diogo Cabral. E teve contribuição da Diretoria da FETAEMA e de pesquisadores. O prefácio foi feito pelo antropólogo e professor Alfredo Wagner.
Segundo Angela Silva, atual presidenta da FETAEMA, “o trabalho tem uma grande importância, é um registro histórico. Além disso, ele traz denúncias e informações que podem ajudar na solução de graves problemas”
Os números coletados pela FETAEMA apontam um cenário alarmante de violência. Foram 243 situações de conflitos por terra/ território em 52 municípios, envolvendo 32.473 famílias e 1.107.691 hectares em disputa.
Os registros também apontaram sete assassinatos de trabalhadores rurais, uma tentativa de homicídio e 204 ameaças de morte contra famílias de trabalhadores rurais, em 2021.
É o segundo livro elaborado pela entidade, com esse tipo de conteúdo. O primeiro foi lançado também pela atual gestão, em 2021, com dados coletados do ano de 2020.
O advogado Diogo Cabral vem insistindo na tese que o Maranhão vive hoje um cenário de “guerra ecológica”, do agronegócio contra camponeses, indígenas e quilombolas.