Em parceria com a FETAEMA e com o Fórum de Lutas pela Terra e Recursos Naturais (FLT), a CONTAG produziu um vídeo documentário sobre a questão da venda de terras para estrangeiros no Brasil.
A produção audiovisual falou sobre os impactos do capital estrangeiro para a população do campo, das florestas e das águas. E fez uma análise em relação à zona rural do Maranhão. Mostrando as consequências de conflitos socioambientais nessas áreas.
Para o secretário de Política Agrária da FETAEMA, Edimilson Costa, o documentário é de extrema importância porque revela o grande investimento de capital estrangeiro no estado que impacta diretamente o campo maranhense.
“Mostra a realidade do Maranhão e seus desafios, e o contexto brasileiro. Além de dizer quais as perspectivas para ações efetivas para não gerar efeitos negativos para essas populações”, disse.
Outro aspecto demonstrado no vídeo é o modo como o capital estrangeiro pode gerar insegurança alimentar, com o avanço do monocultivo que degrada os solos e dificulta a agricultura familiar.
O documentário já está disponível na TV CONTAG (YouTube).