A FETAEMA fez o lançamento do livro Conflitos e Lutas dos Trabalhadores Rurais no Maranhão, durante a Assembleia do Conselho Deliberativo da entidade, nesta terça-feira, dia 28 de fevereiro.
A obra foi organizada pelo advogado e assessor jurídico da Federação, Diogo Cabral, e teve contribuição da Diretoria da FETAEMA e pesquisadores. O prefácio foi feito pelo professor Alfredo Wagner.
Durante o lançamento, a presidenta Angela Silva falou da importância da obra que contabilizou situações de conflitos por território/terra no Maranhão, em 2021.
É o segundo livro elaborado pela entidade. O primeiro foi lançado em 2021, com dados coletados do ano de 2020.
O professor Alfredo Wagner fez o balanço desses conflitos na abertura do Conselho e analisou como o governo do Maranhão pode contribuir para que sejam solucionados.
Ele também falou da relevância do Governo Federal para essa situação no Brasil e no território maranhense.
A FETAEMA constatou 243 situações de conflitos por terra/ território em 52 municípios, envolvendo 32.473 famílias e 1.107.691 hectares em disputa.
Os registros também demonstraram sete assassinatos de trabalhadores rurais, uma tentativa de homicídio e 204 ameaças de morte contra famílias de trabalhadores rurais em 2021.
O Maranhão vive um cenário de guerra ecológica do agronegócio contra camponeses, indígenas e quilombolas.