Toda mobilização das juventudes articulada pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (FETAEMA) e demais Federações do Nordeste ao Norte trouxeram significativas conquistas para essa importante geração rural, anunciadas pelo governo federal, logo após a caminhada de encerramento na Esplanada dos Ministérios, última atividade do 4º Festival Nacional da Juventude Rural.
Confira na íntegra o CADERNO DE RESPOSTAS (20230426 Caderno de Respostas – Pauta Juventude Rural CONTAG (Versão FInal II)) e os ANÚNCIOS (20230426 Anúncios (contag.org.br)) DO GOVERNO FEDERAL AO 4º FESTIVAL .
Maior delegação entre as 27 Federações filiadas à CONTAG presentes no Festival, a FETAEMA foi representada por 450 jovens das suas dez Regionais Sindicais (Alto Turi, Baixada Maranhense, Baixada Oriental, Baixo Parnaíba, Cocais, Pindaré, Mearim, Sul Maranhense, Médio Sertão e Tocantina).
“É com muita alegria e a certeza de um sonho realizado que saímos do 4º Festival Nacional da Juventude Rural trazendo na bagagem respostas do governo federal que devem fortalecer a permanência das juventudes no campo com qualidade de vida. Viva a Juventude Rural Maranhense! Viva a FETAEMA!”, compartilhou emocionado o secretário de Jovens da Federação do Maranhão, Geová Goes.
Na Abertura política com forte fala da presidenta da FETAEMA, Angela Silva, em nome de todos os presidentes das Federações; na Mostra de Saberes e Sabores da Juventude Rural e Troca de Sementes, nos painéis: Nossa força, nossa voz: Participação Política da Juventude Rural – Pelo Direito de Ser e Existir no Campo – Juventude e Reforma Agrária: Desafios, boas práticas e perspectivas – Agroecologia e Juventude: Construindo um Mundo Novo; nas apresentações culturais levando o balanço do bumba-meu-boi e a garota e o garoto rural com indumentárias da palha do babaçu, palmeira responsável pelo sustento de várias comunidade extrativistas no estado; na caminhada na Esplanada dos Ministérios, as junventudes mobilizadas pela FETAEMA mostraram para todo o Brasil suas experiências de luta e conquistas e o que pensam e propõem por um Brasil melhor e com mais dignidade.
O 4º Festival Nacional das Juventude Rural, aconteceu de 25 a 27 de abril de 2023, em Brasília|DF, com o tema: “Semeando Resistência e Cultivando um Mundo Novo”.