
“Sonhem alto, foquem nos seus projetos, lutem e conquistem”.
Com mais de 450 jovens do campo maranhense, a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (FETAEMA) deu o seu recado e fez bonito na abertura do 4º Festival Nacional da Juventude Rural, que acontece de 25 a 27 de abril de 2023, em Brasília|DF, com o tema: “Semeando Resistência e Cultivando um Mundo Novo”.
“Peço aos 5 mil jovens aqui presentes que vocês sonhem alto, foquem nos seus projetos, lutem e conquistem. Sejam sempre humanos, solidários, fraternos, prósperos, habilidosos, e sábios para ter sucessão na agricultura familiar, no nosso Sistema Confederativo, na política partidária, nas áreas da cultura, do esporte, entre outros espaços”, enalteceu a presidenta da FETAEMA, Angela Silva, que na abertura do 4º Festival falou em nome de todas as presidentas e presidentes das Federações filiadas à CONTAG.

Angela convidou a juventude rural brasileira, a participar, debater e propor políticas públicas que garantam o acesso e permanência na terra, a produção e comercialização, a inclusão digital, o respeito as diversidades, entre outras proposições firmadas na pauta do 4º Festival.
O 1º dia do Festival segue com o painel: Desafios e Perspectivas para a Juventude do Campo, da Floresta e das Águas; análise sobre Desafios e Estratégias de Luta a partir das Diferentes Realidades da Juventude Brasileira; abertura da Mostra de Saberes e Sabores da Juventude Rural e Troca de Sementes; encerrando com apresentações culturais das cinco Regiões na Noite Cultural.

“É com muita expectativa que a juventude rural maranhense está presente no 4º Festival, trazendo anseios e propostas das nossas 10 Regionais Sindicais por um Brasil com sucessão rural, direitos e políticas públicas e participação em todos os espaços para os(as) jovens”, frisa o secretário da Juventude da FETAEMA, Geová Goes.
Confira a programação completa do 4º Festival Nacional da Juventude Rural AQUI programação final festival.indd (contag.org.br)