FETAEMA mobiliza mais de 500 jovens para o 4º Festival Nacional da Juventude Rural

Foto: Divulgação

A FETAEMA está em articulação para o 4º Festival Nacional da Juventude Rural, que acontecerá de 25 a 27 de abril, em Brasília. A expectativa é levar mais de 500 jovens de todo o estado para esse importante evento da CONTAG.

Depois de adiado por conta da pandemia da Covid-19, este ano o Festival tem o tema “Semeando Resistência e Cultivando um Mundo Novo”. E é uma grande ação da CONTAG, Federações e Sindicatos protagonizada pela juventude rural com finalidade de formação, debate, pressão política, mobilização, apresentação de expressões culturais e da produção agrícola dos(as)jovens.

A juventude rural maranhense comparecerá em peso no Festival para fazer um debate político sobre o desmonte das políticas públicas da categoria, da agricultura familiar, do meio ambiente e dos direitos humanos. 

É importante lembrar que os jovens foram um dos mais atingidos pelos cortes orçamentários do governo Bolsonaro, que esvaziou políticas públicas importantes para a agricultura familiar.

Além disso, o Festival trata da diversidade no Brasil e possibilita a troca de experiências e conhecimentos entre a juventude do Maranhão e aqueles de outros estados.

A Federação está mobilizando dez ônibus para levar os jovens maranhenses a Brasília. E também dialogou com autoridades públicas, governo estadual, parlamentares estaduais e federais para assegurar o apoio para o Festival. 

O secretário de Juventude, Geová Goes, disse que é fundamental o protagonismo do Maranhão no 4º Festival. “É importante que possamos ter as condições de ir à Brasília e marcharmos em prol das políticas públicas para os jovens camponeses”, afirmou ele.

PAUTA DA JUVENTUDE RURAL 

A Pauta da Juventude Rural da CONTAG conta com propostas organizadas em seis eixos: Democracia e Participação Popular; Trabalho, Produção Sustentável e Renda; Agricultura Sustentável e Resiliência às Mudanças Climáticas; Saúde; Educação do Campo; e Esporte, Cultura e Lazer. 

O documento é resultado do diálogo realizado com mais de 270 jovens de todos os estados brasileiros nos Festivais Regionais da Juventude Rural.

A pauta com as propostas da juventude rural foi entregue ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e aos ministros Paulo Teixeira, de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, e Márcio Macedo, Secretaria Geral da Presidência da República, no dia 30 de março. 

A presidenta, Angela Silva, o secretário de Política Agrária, Edimilson Costa, o secretário de Juventude, Geová Goes e o assessor jurídico, Diogo Cabral participaram da entrega. 

A expectativa é que as respostas aos pedidos dos(as) jovens do campo, floresta e águas aconteçam durante o 4º Festival Nacional da Juventude Rural pelo presidente Lula.