Candidatura de Chico Miguel é uma ação coletiva

Diretoria, assessores da Fetaema

O Movimento Sindical Rural do Maranhão lançou o agricultor familiar e sindicalista Chico Miguel, como candidato a deputado estadual, nesta eleição de 2022.

A presidenta da FETAEMA, Angela Silva, explicou recentemente como foi o processo que definiu essa candidatura.

Em entrevista concedida para o Jornal Tambor, no dia 19 de agosto, Angela foi solicitada a tratar do assunto, informando que a candidatura de Chico nasceu e foi confirmada, após uma demanda do próprio movimento sindical, que não queria votar em candidatos de fora da classe.

“Foi um processo de construção política, coletivo, participativo, de avaliação, de escuta”, disse a presidenta da Federação, explicando que esse debate durou mais de um ano, quando foram “ouvidas as necessidades da nossa base”.

Em resumo, Angela disse que a “candidatura de Chico Miguel é coletiva”.

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Maranhão, FETAEMA, conta com 215 sindicatos filiados no estado. A presidenta da Federação explicou que a adesão ao projeto, de lançar um candidato da base sindical, teve aprovação de mais de 80% do movimento.

Candidato a deputado estadual Chico Miguel

Fora do meio sindical rural, para quem ainda não conhece Chico Miguel, o movimento tem explicado que, além de agricultor familiar, ele foi presidente da FETAEMA, tendo uma militância de mais de 30 anos, no movimento popular e sindical.

Na entrevista ao Jornal Tambor, Angela falou também sobre a Campanha Nacional Contra a Violência no Campo e seus reflexos no Maranhão, sobre a atuação das instituições do Estado (diante da violência no campo), do absoluto silêncio da atual Assembleia diante dos mais variados casos de violência, do papel das organizações sociais para romper o silêncio imposto pela elite e da importância de eleger Lula Presidente da República.

Veja, abaixo, a entrevista completa de Angela Silva ao Jornal Tambor.

https://www.youtube.com/clip/UgkxtQpCV8wJyIEEacaQOqRZS__XACxxkpVi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.